daciara@daciaracollor.com.br
HOME
BIO
MULTIMÍDIA
MOVIMENTOS
LIVRE PENSAR
LINKS PARCEIROS
CONTATO

LIVRE PENSAR

Desejo, necessidade e vontade!

Todas as pessoas deveriam fazer terapia. Mais que uma necessidade, vejo como algo fundamental para o aperfeiçoamento do ser humano. Quando por algum motivo os indivíduos esbarram em situações as quais eles não conseguem dar respostas que lhe sejam satisfatórias com os recursos que domina, surge a necessidade de ampliar a consciência de si mesmo aprendendo com seus sintomas e se desenvolvendo como pessoa. O que geralmente causa sofrimento ao ser humano está ligado a algo inadequado na maneira como ele funciona nos relacionamentos em geral. O outro funciona como um espelho no qual a pessoa pode se ver. Este é o processo natural de desenvolvimento humano e o espaço terapêutico é um espaço preparado para facilitar este movimento.

Quando de alguma forma o indivíduo não esta satisfeito com o andamento de sua vida, não está feliz, ou está vivendo algum sofrimento e não consegue superá-lo, nesse contexto uma terapia individual pode poupar tempo e energia, pois visa facilitar o movimento natural da vida, criar oportunidades para que a pessoa aprenda sobre ela mesma. Os sintomas que geram a necessidade do progresso psicoterapêutico tende a desaparecer na medida em que aprendemos o que eles têm a nos ensinar. Em suma, o objetivo de uma terapia individual é dar condições para que a pessoa se desenvolva aprendendo sobre ela mesma através de seus sintomas e das trocas estabelecidas neste processo e que muitas vezes em grupo, não consegue.

O processo terapêutico é como atravessar um túnel. Neste túnel você vai rever muitas cenas da historia da sua vida de um ângulo completamente novo, fazendo conexões inusitadas entre os eventos e percebendo a potência do passado para moldar quem você é hoje. Na travessia deste túnel você vai aprender a reconhecer os seus padrões de comportamento, que levam você a se comportar de modo parecido em situações diferentes, inclusive repetindo os mesmo erros. Você vai aprender a reconhecer o “como” do seu comportamento: como você age, como se relaciona, como pensa, como sente e vai aprender caminhos para poder influenciar e transformar estes padrões.

Algumas pessoas encontram na terapia um lugar fundamental de acompanhamento de seu processo de vida, onde são trabalhadas transformações mais profundas ao longo de vários anos. São situações em que o processo terapêutico não tem um prazo definido e segue em comum acordo o psicoterapeuta e o cliente.

Apesar de poder parecer, à primeira vista, um tratamento oneroso em termos de tempo e dinheiro, a psicoterapia tem se mostrado, na realidade, um modo econômico de tratamento. Pesquisas indicam, por exemplo, que a psicoterapia diminui os índices de consumo de medicamentos e de internações hospitalares. A psicoterapia tem se mostrado um tratamento economicamente compensador por prevenir e tratar problemas psicológicos que quando não tratados adequadamente, trazem enormes prejuízos econômicos para as pessoas.

A base de uma boa terapia está na relação terapêutica, que se desenvolve num enquadre clínico com um vínculo que favorece este processo. Aí está um dos segredos desta arte: criar um ambiente que permite a revelação dos mundos internos e favoreça o desenvolvimento do processo singular de cada um. O ser humano nasce, cresce e vive em ambientes vinculares. Destes ambientes emocionais depende seu bem estar e suas realizações na vida. Os problemas vinculares – da primeira infância à terceira idade – afetam profundamente a capacidade que as pessoas têm de amar, trabalhar e viver. A psicoterapia é um espaço para se esclarecer e transformar estas dificuldades vinculares. E este processo ocorre através de uma relação saudável com um profissional eticamente comprometido e tecnicamente qualificado. O psicólogo é outro ser, com o olhar e a perspectiva do outro, o que lhe ajudará ver a sua vida de um modo diferente, lhe fazer perguntas diferentes, ajudá-lo a perceber as coisas de um ângulo que você não tinha visto antes e nem suspeitava ser possível. Ele conhece teorias psicológicas que ajudam o que pode estar errado em sua vida, a direção que você está seguindo e as mudanças de rumo necessárias. A partir de seu conhecimento, o psicólogo pode apontar o que olhar como olhar e o que fazer com o que se descobre, para que estas descobertas possam ser construtivas em sua vida. Além disso, nós conhecemos métodos de investigação que tornam possível descobrir aspectos da sua personalidade que seriam inacessíveis a uma observação não treinada. Há um amplo espectro de técnicas investigação psicológica que permitem esclarecer problemas de modo extremamente eficaz. Na verdade, o psicoterapeuta domina técnicas terapêuticas que ajudam a realizar mudanças profundas na existência e está preparado para compreender você a partir do vínculo que você estabelece com ele, das respostas emocionais que você suscita nele. Esta relação funciona como catalisador de processos de mudanças necessários em sua vida, incluindo a superação dos efeitos de traumas de relacionamentos anteriores. A terapia individual é, portanto, um dos melhores recursos que existe para nos conhecermos e identificarmos de que forma somos afetados pela nossa historia de vida e o mundo que nos rodeia.

Autor: Marcia Papaleo




  • O SAPO DESENCANTADO
  • A ARTE, A CRIAÇÃO E UM GUARDA ITALIANO
  • Desejo, necessidade e vontade!
  • Copyright © 2010 Daciara Color Design by L@nTec